estrutura de cabos
Arquitetura e Urbanismo
Definição Uma matéria não rígida, flexível, formada de modo definido e suportada por extremidades fixas, pode suportar-se a si própria e cobrir um vão. Uma alternativa estrutural que define diretamente a arquitetura. Características técnicas O termo cabo é empregado para qualquer elemento flexível tracionado, desde um simples arame obtido de uma barra redonda ou retangular, até arames agrupados em cordoalhas ou cordas. Os tensionados normalmente utilizam as cordoalhas, que são um arranjo de fios enrolados em espiral em torno de um fio ou conjunto de fios centrais formando uma figura simétrica. As camadas são tecidas cada uma em sentido oposto à anterior.
Uma ponte da suspensão trabalha transferindo as cargas inoperantes e vivas verticais na plataforma aos cabos principais da suspensão através dos cabos verticais pequenos. O cabo principal da suspensão carrega esta carga com a tensão às colunas, pondo as na compressão. As colunas carregam a carga para baixo à terra.
Estes tipos de estruturas são enquadrados como de forma ativa, e a característica destes sistemas em cabos é que eles mudam as forças externas por meio de esforços normais simples: o cabo de suspensão por tração.
Os sistemas estruturais de forma-ativa desenvolvem em suas extremidades esforços horizontais. A absorção desses esforços constitui o maior problema do projeto desses sistemas.
O mecanismo de suporte dos sistemas de forma-ativa reside essencialmente na forma material. O desvio da forma correta pode por em risco o funcionamento do sistema ou requerermecanismos adicional que compensem tal desvio.
A forma dos sistemas estruturais de forma ativa no caso ideal coincide precisamente com o fluxo do esforços. Estes sistemas são, portanto, o trajeto “natural” das forças em questão.
Neste tipo de estrutura, a variação da carga que ela