Sistemas Estruturais de Forma Ativa
Defina o que são sistemas estruturais de forma ativa e cite exemplos de estruturas que se enquadram neste sistema.
Sistemas de forma ativa são aqueles em que a forma estrutural é determinada pelo caminho das forças. São estruturas submetidas apenas a esforços normais de tração e compressão. Tal sistema é representado pelos arcos e cabos.
QUESTÃO 02
Por que nos sistemas estruturais de forma ativa a forma da estrutura não pode ser arbitrária?
Nos sistemas estruturais de forma ativa, a forma da estrutura não pode ser arbitrária por ser quem determina o caminho das forças.
QUESTÃO 03
O que acontece com um cabo quando submetido a um carregamento cujo funicular não coincide com seu eixo? E o que acontece com o arco?
Caso o carregamento não corresponda ao eixo do cabo, ele muda de forma para que o funicular do carregamento coincida com seu eixo. Já o arco não pode mudar de forma devido à sua rigidez, então surgem esforços de flexão, e o funcionamento estrutural não é mais de arco, mas sim, de uma viga curva.
QUESTÃO 04
Quais as principais vantagens e desvantagens dos sistemas de forma ativa?
Os sistemas de forma ativa apresentam como vantagem sua leveza, apresentando pequena relação peso X vão. E quanto à leveza, os arcos apresentam vantagem maior ainda pois trabalham apenas à tração, porque não precisam combater a instabilidade lateral da estrutura. Entretanto, sua leveza pode apresenta algumas desvantagens como os esforços horizontais que devem ser absorvidos pelos apoios, e a instabilidade geométrica dos cabos, pois a forma do cabo corresponde à forma do funicular do carregamento. Com qualquer mudança no carregamento, a forma do cabo mudará para o funicular do novo carregamento (instabilidade geométrica).
QUESTÃO 05
Dado um cabo com apoios nivelados obtenha a equação que descreve as ordenadas de seu eixo (y) em função das abcissas (x).
Partindo das seguintes hipóteses:
Ausência de flexão, flexibilidade total, momento fletor nulo em qualquer