Cabos de Rede
Um cabo de rede é aquele cabo azul utilizado pata realizar a ligação entre computadores e dispositivos numa rede. Pode ser directo ou cruzado, dependendo da maneira como o iremos utilizar.
Existem vários tipos de cabos de rede, entre os quais o cabo coaxial, cabos ópticos, cabo entrançado (UTP, STP e S/UTP) e fibra óptica.
Cabo Coaxial
O cabo óptico é uma estrutura destinada a proteger e facilitar o manuseio das fibras ópticas, existem 3 tipos de aplicações para os cabos ópticos:
Internas: aplicados em Backbones, Backbone de Campus ou em Redes Horizontais;
Externas: em ductos, directamente enterrados ou em instalações aéreas.
Existem também os cabos ópticos destinados apenas a execução de manobras ou ligações temporárias entre fibras ópticas e painéis de distribuição, chamados de cordões ópticos.
Cabo Coaxial Fino
O cabo coaxial fino é utilizado para transmissão digital e possui impedância, característica geralmente de Zo=50 ohms. É o meio mais empregado em redes locais.
As principais características de cabos coaxiais deste tipo, utilizados em redes locais são:
Distância máxima: 185 metros;
Transmissão em banda base, código Manchester, em modo half-duplex;
Taxas de 10 a 50 Mbps;
Topologia mais usual: barra;
Tempo de trânsito: 4 a 8 ns/m.
O cabo coaxial fino é mais maleável e, portanto, mais fácil de instalar. Em comparação com o cabo coaxial grosso, na transmissão em banda base, o cabo de 50 ohms sobre menos reflexões, além de possuir uma maior imunidade a ruídos electromagnéticos de baixa frequência. Apesar do cabo coaxial banda base ter uma imunidade a ruídos melhor do que o par entrançado, a transmissão em banda larga fornece uma imunidade a ruído melhor do que a banda base.
Cabo Coaxial Grosso
O cabo coaxial grosso é utilizado para transmissão analógica. Este cabo, possui uma blindagem geralmente de cor amarela. O seu diâmetro externo é de aproximadamente 0,4 polegadas ou 9,8 mm.
Em redes locais, o