Cabos de rede
Disciplina: Administração de Redes
Prática nº: 3
Prof.º Everthon Valadão
Confeccção de cabos nos padrões T568 A e B
Alunos:
1 – Eduardo Simões Nascimento
Nº 2750
2 – Rafael Rossato de Souza
Nº 2776
Formiga, 23 de janeiro de 2014
Introdução
Cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo no qual possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro, para assim diminuir ou cancelar as interferências eletromagnéticas. A qualidade da linha de transmissão que faz uso do par de fios depende exclusicamente, da qualidade dos condutores usados, bitola dos fios, ou seja, quanto menor a bitola, menor é a resistência ôhmica por quilômetro, dentre outros fatores.
Existem alguns tipos de cabos par trançado, porem o que traz relevância para essa prática é o
UTP ( Unshielded Twisted Pair – Par Trançado sem Blindagem). Esse tipo de cabo é o mais usado hoje em dia, tanto em grandes redes industriais quanto em redes domésticas, por conta de ser facil manusealo e instala-lo, conseguindo uma taxa de trasmissão de até 100 Mbps, utilizando o cabo CAT 5e, sendo esse o mais barato para distâncias de até 100 metros [1].
Para utilizar distâncias maiores é indicado o cabo de fibra óptica. A estrutura do cabo UTP é de 4 pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC. Por conta de não possuir blindagem, não é recomendado que ele seja instalado perto de equipamentos que possam gerar campos magnéticos ( fios de rede elétrica, motores, inversores de frequência), e também efitar ambientes úmidos [1].
A prática tem por objetivo fabricar e posteriormente testar os cabos UTPs, mais especificamente o do tipo 5e, que possui o mesmo estilo de construção do tipo 5, porém, com melhor desempenho.
Conhecer as ferramentas para a fabricação desse tipo de cabo é uma das partes mais importantes da prática, ja que é necessário o manuseio de materias cortantes e equipamentos que possuem o valor agregado elevado.