tratamentos para crianças
CURSO DE ENFERMAGEM
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SAÚDE DA CRIANÇA
SÃO LUÍS
2012
VANESSA RODRIGUES PEREIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SAÚDE DA CRIANÇA
Relatório de Estágio apresentado à Coordenação do Curso de Enfermagem para obtenção parcial da nota na Disciplina Estágio Obrigatório I .
SÃO LUÍS
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 5
2.1. Objetivo Geral 5
2.2. Objetivos Específicos 5
3. DESCRIÇÃO DO LOCAL 6
4. PERÍODO DE REALIZAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO 8
5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS 9
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXOS 14
1. INTRODUÇÃO
O Programa de Saúde da Criança visa acolher a criança de forma integral e individual em todas as fases do crescimento e desenvolvimento, contemplando ações programáticas e assistenciais (RIBEIRÃO PRETO, 2010). Além da redução mortalidade infantil essas ações têm o objetivo de promover qualidade de vida para criança, ou seja, que esta possa crescer e desenvolver o seu potencial (BRASIL, 2004). Assim a enfermagem torna-se co-responsável no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e de recuperação de saúde, desenvolvendo ações direcionadas a: Promoção do aleitamento materno; Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; Imunização; Atenção Às doenças prevalentes da infância; Prevenção de acidentes e maus tratos; Assistência à criança vítima de violência; Assistência de exposta ao HIV; Atividades educativas (RIBEIRÃO PRETO, 2010).
A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, Organização Panamericana da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância, visa reduzir a morbi-mortalidade infantil através da sistematização do atendimento das doenças prevalentes de forma integrada e simultânea e foi