Tratamento térmico
1.Generalidades- O conhecimento dos aspectos práticos dos tratamentos térmicos de aços é essencial para obtenção dos melhores resultados nas operações de tratamentos. A prática dos tratamentos térmicos tem evoluído desde as épocas heroicas em que se produziam as famosas espadas de Damasco, até nossos dias , em que os mais modernos e sofisticados equipamentos e aparelhos de controle são empregados nas diversas operações.
Na década de 70, ocorreu a crise do petróleo, várias técnicas novas foram adotadas visando principalmente a economia de energia, algumas das quais continuam em prática, por reduzir principalmente o custo das operações. Entre elas podem ser citadas as seguintes. * Utilização crescente do leito fluidizado;[ * Emprego de mini processadores e computadores para controle da operação de fornos intermitentes ou linhas completas de produção, desde as várias fases do tratamento térmico; * Emprego de recuperadores de calor. Há exemplo de utilização do fluxo de gás quente proveniente de um forno de cementação para aquecer o forno de revenido associado, com uma grande economia de combustível; * Aplicação crescente das técnicas de têmpera superficial por indução, raios laser e feixe eletrônico; * Elevação, dentro dos limites recomendáveis, das temperaturas de tratamento, propiciando as vezes a redução do ciclo de tratamento; * Emprego de polímeros liquefeitos, em lugar de óleos.
2. Equipamentos e acessórios- São diversos e os mais variados os recursos de que se dispõe para realização eficiente das operações do tratamento térmico, desde os dispositivos e ferramentas mais simples, até os equipamentos simples ou sofisticados, banhos de resfriamento, atmosfera controladas , etc. , para produção seriada, dentro das mais rigorosas condições de controle das diferentes fases de operação.
2.1. Ferramentas e dispositivos manuais – Tenazes são ferramentas imprescindíveis para serviços gerais, principalmente