Atps
1.1 Introdução à arquitetura de computadores.
Evolução dos computadores pessoais
O mercado atual Há hoje no mercado notebooks com capacidade igual e/ou superior aos computadores pessoais utilizados em casa. Isso dá aos portáteis mais um atrativo. É possível ter laptops hoje com HDs de 250 Gigabytes, coisa que há 5 anos atrás não era possível. Com isso, programas que podiam ser rodados apenas nos desktops podem ser aplicados nos laptops e, o que é melhor, em qualquer lugar. Existem computadores portáteis onde você nem precisa usar o teclado, basta uma caneta para escrever na tela.
Outro ponto positivo com relação aos notebooks é o fato de que o valor de um computador deste tipo caiu bastante há pouco mais de três anos. Por conta da facilidade de transportar, do imposto e do valor alto de seus componentes, um laptop chegava a custar o dobro do preço de um desktop no Brasil, no final dos anos 1990. Em 2006, o Governo Brasileiro baixou as taxas de importação para este tipo de aparelho e permitiu que os laptops fossem vendidos por menos de R$3 mil.
Hoje, com a conexão wireless, ou sem fio, ficou muito mais fácil colocar em prática o principal objetivo dos laptops: levar a tecnologia a todos os lugares dentro da bolsa! Com ele você hoje pode, de qualquer cidade equipada com internet wireless, organizar sua agenda, enviar e receber emails, conversar nas salas de bate papo ou MSN, acessar os seus sites preferidos, jogar, comprar produtos, ingressos para o cinema, teatro, ou show e muito mais. Sem dúvida, ter um laptop é a melhor escolha para quem quer estar em dia com a tecnologia e em qualquer lugar do mundo.
Desktop
Se você não tem a necessidade de levar a máquina com você e precisa de programas como jogos de última geração, aplicativos gráficos como o CAD, edição de imagens e produção de vídeos profissionais, o desktop é a opção mais adequada.
Vantagens: você pode montar a configuração e é