Tratamento emissões
Devido a caldeira estar localizada em área residencial e a questão de insalubridade dos funcionários do hospital, foi elaborado este estudo.
O objetivo do trabalho foi avaliar quantitativamente as concentrações de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO2), óxido de nitrogênio (NOX) e o nível de ruído produzido pela caldeira.
Afim de avaliar o estado do ar ambiente e os níveis de ruídos sonoros nas proximidades do local de medição, e comparar os resultados obtidos com os padrões exigidos pela legislações nacionais e internacionais.
De acordo com TORREIRA (1995), as caldeiras Flamotubulares ou Fogotubulares, são aquelas em que os gases provenientes da combustão , circulam no interior dos tubos, ficando por fora d’água.
Este trabalho foi desenvolvido no Hospital Universitário, da universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande – MS. Utilizando caldeira geradora de vapor, do tipo Flamotubular com retorno de chama.
As medições de poluentes atmosféricos foram feitas através do analisador TEXTO 350 XL e os níveis de ruídos foram medidos com um decibelímetro Minipa, modelo MSL-1351.
Para comparar os poluentes atmosféricos as analises foram separadas em duas etapas:
1°etapa: antes da caldeira ser submetida à uma revisão e recuperação.
2° etapa: após a caldeira ser submetida à uma revisão e recuperação.
Foram avaliados os níveis de poluentes:
Na base da chaminé.
A 10m da base da chaminé.
No interior da chaminé.
Percebeu-se que CO, CO2, NO2 tiveram suas emissões reduzidas enquanto que o NO E NOX emitiram mais.
O que é justificado pelo acréscimo da temperatura do gás emitido pela chaminé, justificado pelo fato de que a produção de nitrogênio a partir da queima de óleo é proporcional a temperatura de queima do óleo.
Concluiu-se que ocorreu um