Poluição do ar pela indústria de petróleo
(Grupo 3)
Novembro 2012
APRESENTAÇÃO O homem é o principal responsável pela poluição do planeta, uma vez que ela está relacionada com a aglomeração de populações. Quanto maior o número de pessoas, mais energia será consumida, mais recursos naturais serão explorados e mais lixo será produzido. E esses detritos produzidos pelo homem não podem ser absorvidos pelos ecossistemas, gerando desta forma um desequilíbrio no meio ambiente.
A poluição do ar provocada por atividades industriais tem suas principais fontes nas fábricas de celulose, fertilizantes, ácido sulfúrico, cimento, siderúrgicas e nas refinarias de petróleo.
A indústria do petróleo e seus derivados têm papel destacado na economia mundial. Refinarias de petróleo são responsáveis pela produção de propeno, propano, iso-butano, gás de cozinha, gasolina, nafta petroquímica, querosene, querosene de aviação, parafinas, óleos combustíveis, asfaltos, entre outros produtos importantes.
A maioria das refinarias de petróleo tem, nas etapas seus processos produtivos, atividades que são importantes fontes altamente geradoras de poluentes atmosféricos, entre eles, o catalisador descartado para o ambiente.
O presente trabalho consiste na identificação, caracterização e relação dos processos operacionais da indústria de petróleo com a poluição do ar.
1. VISÃO GERAL DA INDÚSTRIA Esta seção descreve os principais processos industriais dentro da indústria do refino de petróleo, incluindo os materiais e equipamentos utilizados e os processos empregados. A secção é necessária para uma compreensão das inter-relações entre os processos industriais, os tipos de emissões no ar e o controle e métodos de prevenção da poluição.
As descrições dos processos de produção normalmente utilizados, associados às matérias-primas e os subprodutos produzidos também serão abordados.
Refinação do petróleo é a separação física, térmica e química do óleo bruto nas suas grandes