Tratamento de medidas físicas
CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL
CURSO DE GEOFÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
TRATAMENTO DE MEDIDAS FÍSICAS
RESUMO- O presente trabalho teve como finalidade mostrar a imprecisão de uma grandeza física através de experimentos. Realizamos dois procedimentos para este fim. No primeiro fizemos uso de uma tabela para determinar a força eletromotriz de uma pilha elétrica, calculando assim os seus parâmetros de interesse. Posteriormente, calculamos o verdadeiro tempo de reação de uma pessoa, para isso adquirimos uma série de dados, os quais foram processados e analisados, nos resultando em uma variabilidade na precisão de uma grandeza física.
Introdução
O objetivo principal do nosso experimento foi apresentar aos estudantes a teoria do tratamento estatístico de medidas de grandezas físicas e à Teoria de Erros, através de experiências nas quais buscaram avaliar e discutir as dispersões e imprecisões dos dados coletados. Da fundamentação teórica
Medimos as grandezas físicas em unidades apropriadas, por comparação com um padrão. O padrão deve ser ao mesmo tempo acessível e invariável, pois a necessidade de precisão de uma medida na ciência e na engenharia nos força em primeiro lugar, a busca da invariabilidade. Porventura podemos ter a ocorrência de um erro sistemático, o qual está associado a problemas de calibração, de leituras, erros de operação, ou fatores climáticos. Ou também podemos ter a ocorrência de um erro aleatório oque está interligado a flutuação da medida em torno de um valor médio ligada a limitações do instrumento de medida, do operador ou interferências. Tendo em vista as imprecisões que podem ocorrer em nosso trabalho, recorremos ao tratamento estatístico, para podermos chegar o mais próximo possível do valor verdadeiro da medida. Desvio médio: x=∑ Desvio padrão:
∑
=√
Dos Materiais e do Procedimeto Experimental
Para a aplicação do experimento, foi necessário a utilização de régua e