Ligações químicas
Caruaru, 16 de Março de 2013.
Discente: Rodrigo Marcelo Pavão.
Docente: Prof. Dr. Josué Santos.
Disciplina: Física Experimental I
Relatório Nº: 01
Tratamento de Medidas Físicas.
* Objetivos:
O objetivo deste experimento é expressar o resultado de um processo de medição levando em consideração os erros associados a este processo. O experimento possui como objetivo específico o seguinte item:
- Efetuar medidas estatísticas do diâmetro de uma bola de gude;
- Expressar corretamente estas medidas, de acordo com seus erros presentes no processo. * Introdução
A física está baseada na medição das grandezas físicas utilizadas para descrever as mudanças que ocorrem no universo. Cada grandeza é medida como múltiplo de alguma unidade.
Todas as unidades usadas na física podem ser expressas como combinações de algumas unidades fundamentais que são por exemplo: o metro, o segundo e o quilo, que podem formar novas unidades como o Newton para expressar força ou quilômetros por segundo para expressar velocidade.
Ao expressar medidas, deve-se sempre considerar que há um erro inerente ao processo de medição, nenhuma medida pode ser considerada absolutamente precisa por maior que seja sua precisão e exatidão.
Neste trabalho vamos utilizar apenas medidas escalares, o resultado de qualquer processo de medição de uma grandeza escalar é expresso por um número real que chamamos de X e esse número assim acompanhado do ∆x (Delta X) que é o erro da medição.
Este erro da medição pode ser de algum dos seguintes tipos ou a soma dos dois:
1- Erro Sistemático: Apresenta-se devido a problemas na calibração dos equipamentos utilizados fatores climáticos e etc. estes erros devem e podem ser minimizados, Entretanto, sempre haverá um limite para a resolução de um determinado instrumento de medida.
2- Erro Aleatório: É um erro que está presente a partir da medida em torno de um valor médio ligada