Relatório i - medições
Caruaru, 1 de Abril de 2013.
Discente:
Docente:
Disciplina: Física Experimental I
Relatório N°: 02
DETERMINAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A GRAVIDADE E COMPRIMENTO DO FIO DE UM PÊNDULO SIMPLES E DO PERÍODO.
* Objetivos:
Determinar através do tratamento estatístico a medida mais próxima da gravidade exercida em um pêndulo simples. E a relação entre o comprimento do fio e o tempo de realização de um período, e a relação entre gravidade e o tempo gasto para realização do período.
* Introdução
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio.
O movimento de um pêndulo simples (Figura 1) envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T) onde o Período é o intervalo de tempo que o pêndulo leva para percorrer toda a trajetória, ou seja, retornar a sua posição original de lançamento. A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei.
Figura 1: Ilustração de um Período de um pêndulo simples.
Fonte: Wikipédia.org
Baseado nos conceitos da física mecânica, o período de oscilação do pêndulo, não depende da massa oscilante, nem da amplitude, desde que Θ < 10º, mas está relacionado à aceleração gravitacional local e ao comprimento do fio de sustentação da massa pendular.
Para essas pequenas oscilações, a aproximação sen Θ ~ Θ fornece a seguinte expressão para o período do pêndulo:
T=2π lg
Onde: T o período do pêndulo. l o comprimento do fio. g a gravidade local.
Na física ocorre a utilização de gráficos para explicitar os resultados de experimentos, de relações entre dois fatores. Assim neste relatório há a utilização de gráficos que especificam a relação de dependência