Relato Financeiro I - Sonae, SA - Impostos Diferidos
Autores:
Marco Ferreira 090320058
Rafael Nunes 090320065
Sofia Santos 090320082
2010-2011
Índice
Introdução Página 3
Registo de activos e passivos por impostos diferidos Página 4
Caracterização normativa Página 5 Directriz Contabilistica nº 28 Página 7 Norma Internacional de Contabilidade nº12 Página 5
Sonae SGPS, SA – Caracterização Página 8
Resultados Página 10 Recolha de informação Página 10 Tabela de resultados Página 10 Análise de resultados Página 12
Conclusão Página 13
Bibliografia Página 14
Introdução
A contabilidade, como linguagem dos negócios, tem por objectivo prestar informações úteis para os diversos usuários, internos e externos, de interesse nas operações das empresas. Um dos usuários dessas informações é o governo, que para fins de calcular impostos devidos, tem como ponto de partida o resultado apresentado nas demonstrações financeiras.
Porém, as disposições fiscais, muitas vezes, permitem ou exigem que, para fins de tributação, algumas operações sejam reconhecidas por valores, bases ou períodos diferentes dos empregados no apuramento do resultado contabilistico. Os efeitos fiscais dessas diferenças entre o resultado contabilístico e o resultado tributável entre períodos são conhecidos por impostos diferidos.
Partindo deste conceito de impostos diferidos, no âmbito da unidade curricular de Relato Financeiro I foi-nos proposto efectuar uma análise aos relatórios de contas consolidadas apresentados pela empresa Sonae SGPS, SA, no período compreendido entre 2004 e 2010.
Esta análise tem como primeiro objectivo compreender as diferenças temporárias que dão origem a activos e passivos por impostos diferidos, bem como perceber se a empresa faz uma correcta apresentação e divulgação dos mesmos.
Para que possamos elaborar uma correcta análise e verificar se a empresa em estudo cumpre com os requisitos de