tratamento de feridas e curativos
Derme
Tecido Subcutâneo
Impedir a perda excessiva de líquidos
Prevenir a absorção de substâncias pelos tecidos
Manter a temperatura corpórea
Proteção, barreira contra infecções
Agir como órgãos dos sentidos
Definição:
Ferida é o nome utilizado para designar qualquer lesão de pele que apresente solução de continuidade.
Causa ( intencional ou não intencional) época de ocorrência ( aguda ou crônica) camada da pele lesada (é classificada em estágio I epiderme; II derme; III subcutâneo; e IV músculo e estruturas ósseas) .
Logo após a ocorrência de feridas, o organismo inicia o processo biológico de restauração e reparação dos tecidos lesados.
por primeira intenção, quando as bordas da pele se aproximam e o risco de desenvolvimento de infecção é mínimo; por segunda intenção, quando as bordas da pele não se aproximam e a ferida é mantida aberta até ser preenchida por tecido de cicatrização, caso em que há maior possibilidade de infecção.
Terceira intenção: é praticada pelo cirurgião propositalmente. A ferida é deixada aberta por um tempo, depois é suturada.
Retardando o fechamento, os cirurgiões podem determinar se o processo de cicatrização está progredindo sem complicações ou, se necessário, podem fazer intervenções terapêuticas adequadas.
Idade: a circulação sangüínea e a concentração de oxigênio no local da lesão são prejudicados pelo envelhecimento, e o risco de infecção é maior;
Nutrição:a reparação dos tecidos e a resistência às infecções dependem de uma dieta equilibrada e a episódios como cirurgias, traumas graves, infecções e deficiências nutricionais pré-operatórias, que aumentam as exigências nutricionais;
obesidade: o suprimento sangüíneo menos abundante dos tecidos adiposos impede o envio de nutrientes e elementos celulares necessários à cicatrização normal; extensão da lesão: lesões mais profundas, envolvendo maior perda de tecido, cicatrizam mais vagarosamente e por