SUM RIO
1- INTRODUÇÃO 1
2- O TRATAMENTO DE FERIDAS 2
2.1CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS 3
2.2 FINALIDADES 3
3- PRINCIPAIS SOLUÇÕES E COBERTURAS 4
3.1 Ácido Hialurônico 4
3.2 Sulfadiazina de Prata 4
3.3 Ácido Linoleico 5
3.4 Alginato de Cálcio 5
3.5 Alginato de Cálcio com Prata 5
3.6 Hidrocolóide 6
3.7 Carvão Ativado 6
3.8 Colagenase 6
3.9 Filme Transparente 7
3.10 Solução Fisiológica 7
3.11 Bota de Unna 8
3.12 Hidrogel 8
3.13 Clorexidina 8
6- CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
7- REFERÊNCIAS 11
8- ANEXOS 12
1-
1-INTRODUÇÃO
O tratamento de feridas se refere a proteção de lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos, tendo como objetivo reduzir, prevenir e/ou minimizar os riscos de complicações decorrentes.
Antes da seleção e aplicação de um curativo, é necessária uma avaliação completa da ferida, do seu grau de contaminação, da maneira como essa ferida foi produzida, dos fatores locais e sistêmicos e da presença de exsudato, como forma de agilizar o processo de cicatrização e proteger a ferida.
2-O TRATAMENTO DE FERIDAS
Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas e sua escolha depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e depende, a cada momento, da evolução das fases de cicatrização. Atualmente são inúmeras as opções de curativos existentes no mercado. Os recursos financeiros do paciente e/ou da unidade de saúde, a necessidade de continuidade da utilização do curativo, inclusive com visitas domiciliares, e a avaliação de benefícios e custos são alguns dos aspectos a serem considerados no momento da escolha do tipo de curativo, que devem ser adequados à natureza, à localização e ao tamanho da ferida. Embora haja uma grande variedade de curativos, um só tipo de curativo não preenche os requisitos para ser aplicado em todos os tipos de feridas cutâneas.
Para incisões cirúrgicas, a oclusão deverá ser por 24 a 48 horas mantendo o curativo seco. Nas feridas abertas, a antiga