FACULDADE EST CIO DE ALAGOAS
FERIDAS: Curativos, Coberturas e Novas Tecnologias.
Maceió – AL,
2015
GISELE FRANÇA
JOÃO PEDRO VENÂNCIO DA SILVA SANTOS
JOYSE MYRANDA
LILIAN
MARCIA RAFAELA
MARIA REJANE
MARINETE
ROBERTA
SEBASTIANA
FERIDAS: Curativos, Coberturas e Novas Tecnologias.
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Sistematização do Cuidar ll do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Estácio de Alagoas, ministrada pela Professora: Regina Nunes, como requisito para obtenção de nota.
Maceió – AL,
2015
Sumário
1. Introdução 3
2. Curativos 4
2.1 Tipos de curativos 4
3. Tipos de coberturas para curativos 5
4. Novas Tecnologias 9
4.1 Ozonioterapia 9
4.2 Câmara Hiperbárica 9
4.3 Pressão Negativa 11
4.3.1 Tipos de Pressão 13
5. Conclusão 14
6. Referências Bibliográficas 15
1 Introdução
O tratamento de feridas vem sendo tema destacado em diversos setores profissionais da área de saúde no mundo todo. É uma prática milenar que, nos primórdios da civilização estava intimamente ligada a costumes e hábitos populares e, com o desenrolar da história e do desenvolvimento tecnológico, conquistou seu merecido cunho científico. O que vivenciamos nos dias de hoje, de forma crescente, são profissionais, instituições, e indústrias, se empenhando e buscando a excelência para proporcionar ao portador de lesões, em especial àquelas de caráter crônico, um tratamento eficaz, em curto prazo que possam trazer maior conforto e breve retorno à normalidade de sua vida. (Maria, Aun, 2004).
Ferida é definida como rupturas causadas na pele, em maior ou menor extensão em qualquer parte da pele, mucosa ou órgão (MAVIOSO, 2003; GODOY; PRADO, 2005).
Sua classificação constitui importante forma de sistematização, necessária para o processo de avaliação e registro. Sendo assim, as feridas podem ser classificadas, em agudas e crônicas e de acordo com o tempo de reparação tissular. As feridas agudas são originadas de cirurgias ou traumas e a reparação ocorre em