Tratamento de caldo
PERIODO DE ESTAGIO 04 DE JUNHO DE 2012 A 13 DE JULHO DE 2012
USINA SÃO MARTINHO , INDÚSTRIA, PRODUÇÃO ,TRATAMENTO DE CALDO
PRADÓPOLIS SP 2012 INDICE
1 SEPARAÇÃO DO BAGACILIO
2 PRÉ AQUECIMENTO
3 HIDRATAÇÃO DE CAL
4 APLICAÇÃO DO LEITE DE CAL
5 SULFITAÇÃO
6 AQUECEDORES DE CALDO
7 FLASHEAMENTO 8 DECANTAÇÃO 9 PENERAMENTO 10 CONTROLE DE QUALIDADE
SUMARIO
No processo da fabricação de açúcar e etanol , o processo dividi-se em varias partes todas de suma importância , nesse relatório trata-se do tratamento do caldo na fabricação de açúcar e etanol . O caldo extraído na moagem da cana não pode ir direto pra fabricação de seus derivados , antes passa por um tratamento químico , pois nele contém impurezas solúveis e insolúveis , o tratamento do caldo também tem a função de corrigir o ph clarear o caldo para o processo a seguir .
O primeiro passo depois da extração e o ganho de temperatura que vai ajudar na calagem e na decantação ,o caldo passa num trocador de calor a placas e ganha temperatura equivalente a um deu ta , em seguida vai pra caixa de dosagem onde recebe o leite de cal na sucção da bomba , a dosagem é programada com base em ph digitais instalados no processo que ,determina as bombas a dosagem necessária pra que o caldo tenha o ph desejável , tendo suas variações .
Com o caldo caleado e com ph corrigido ele vai pros aquecedores que além de ganhar temperatura satisfatória na decantação ajuda na eliminação de microrganismo .A temperatura alta , agita as moléculas desse caldo deixando –o agitado dessa forma ele passa num balão de flesheamento que ajuda na dispersão dessas moléculas agitadas fazendo com que esse caldo entre tranquilo dentro dos decanta dores e não agite a decantação .
No processo de produção de açúcar é usado a sulfitação com objetivo de reduzir a cor do caldo , pois inibe a formação de melaninas e caramelos , produzir xarope com menor viscosidade , o