Traqueostomia pediátrica: relato de uma série de casos
CURSO DE FISIOTERAPIA
TRAQUEOSTOMIA PEDIÁTRICA: RELATO DE UMA SÉRIE DE CASOS
Disciplina: Unidade de Terapia Intensiva
Aluna: Bruna Stéphanie Furtado Leite
Professora: Gardênia
Juazeiro do Norte - CE
2012
INTRODUÇÃO * Traqueostomia é um procedimento em que há a colocação de uma cânula na traquéia através de um procedimento cirúrgico. * Este procedimento em crianças tem morbimortalidade elevada, quando comparada ao mesmo processo em adultos.
RELATO DE SÉRIE DE CASOS * O artigo se trata de um estudo restrospectivo de 26 crianças, faixa etária que compreende do período neonatal até os 12 anos, que foram traqueostomisados no período de novembro de 1999 a julho de 2003, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. * As informações necessárias como: idade do paciente, indicações, patologias associadas, complicações e mortalidade foram coletadas do prontuário do paciente.
RESULTADOS * A pesquisa foi realizada durante o período de dois anos e oito meses. De todas as crianças estudadas, 17 tinham menos de um ano, 20 passaram pelo procedimento de maneira eletiva e 6 crianças foram submetidas a cirurgia de emergência. Sendo estes procedimentos de emergência realizados na própria unidade de atendimento em crianças com obstrução ventilatória e sem condições de passar por uma intubação traqueal. * Indicações da traqueostomia: ventilação mecânica prolongada (13 pacientes), estenose subglótica (5 pacientes), malformações congênitas (4 pacientes) e obstrução da via aérea (1 paciente). * Doenças associadas: Síndromes diversas (9 pacientes), Paralisia Cerebral (8 pacientes), AIDS (3 pacientes) e outras. * Complicações da traqueostomia: Tecido de granulação na região do traqueóstomo (7), hemorragia sem necessidade de reoperação (3), obstrução da cânula (3), enfisema subcutâneo (2), pneumotórax sem necessidade de drenagem (2), decanulação acidental (2), estenose laríngea (1), infecção da ferida operatória (1). Não