Liderança paternalista
Resumo: Este artigo refere-se ao estilo de liderança paternalista, suas vantagens e desvantagens dentro de uma organização assim como apresenta algumas críticas acerca de como este estilo de liderança pode estar relacionado a outros, faz também um paralelo com a atualidade e procura não somente descrever o modelo de liderança, mas correlacioná-lo com outros fatores.
Palavras-chave: Estilo. Correlação. Confiança. Dependência.
Introdução:
Antigamente o tema liderança visava definir quais traços de personalidade transformariam gestores em líderes de sucesso, como se uma fórmula pronta fosse a solução para os problemas de liderança. Atualmente as visões sobre liderança vêem se modificando permitindo que não haja uma padronização nos estilos, pois se percebe que a eficácia de um líder varia muito de acordo com suas características pessoais e como ele consegue adaptá-las ao grupo de forma a aproximar seus liderados e conseguir efetivamente influenciá-los. Partindo dessa idéia muitos estilos de liderança passaram a surgir e acredita-se que um líder ideal deve possuir conhecimento sobre todos os estilos e saber utilizar esses conhecimentos a seu favor no momento mais adequado. Dentre os diversos estilos de líder há o chamado paternalista que se baseia nos princípios básicos da liderança como influência que deve inspirar e mover pessoas, equilíbrio e cooperação, mas também possui algumas características específicas.
Conceitos básicos:
O estilo de liderança paternalista preocupa-se com as pessoas, valoriza os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas e objetivos. O líder paternalista esforça-se para que haja harmonia entre seus comandados e que todos exerçam suas tarefas com boa vontade, pois se preocupa com o bem estar dos funcionários. Ele cria laços emocionais fortes e é beneficiado sob a forma de profunda lealdade, promove a comunicação, pois as pessoas felizes umas com as outras partilham facilmente