A importância da água no corpo humano
Nutrição, sobre a orientação da Profª Marinalva, na turma 1217n, sala 05, No curso de Enfermagem.
Belém - PA
2012
INTRODUÇÃO
A água é o principal constituinte das células humanas e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no nosso corpo. A água permite a regulação da temperatura corporal, é responsável pela eliminação de toxinas (através da urina e do suor) e representa cerca de 100 % do plasma sanguíneo que transporta oxigênio e nutrientes até as células.
A água é extremamente importante para o funcionamento regular de todas as reações do nosso corpo. A falta dela nos prejudica em vários sentidos. Muitas vezes substituímos seu consumo por outros líquidos, mas a água pura é essencial. A água de boa qualidade é de suma importância na vida e para a saúde. A sensação de sede é mais imperiosa do que a fome, pelo que, á vida é mais indispensável a água do que a comida. Você sabia que muitas pessoas têm problemas de saúde provocados pela falta de água no organismo? Mas, sem saber, vivem tomando remédios, gastando dinheiro e se intoxicando com drogas, tentando curar esses problemas, sem conseguir, é claro. Precisam de água e não de remédios. Somente tomando bastante água poderão resolver seus problemas de saúde.
Ao nascer, um bebê é constituído por mais de 70 % de água. À medida que crescemos esta percentagem desce gradualmente, à medida que vamos acumulando gordura. Ainda assim, o organismo de um adulto é constituído por cerca de 60 % de água, que se encontra dentro e fora das células.
Cada célula é constituída por 70 a 85 % de água, sobrevivendo num meio também aquoso. E, sendo os diferentes tecidos e órgãos conjuntos de células, estes também são compostos por água. Além de ser o principal constituinte do corpo, a água desempenha ainda uma série de funções: