Liderança paternalista
INTRODUÇÃO 5
OBJETIVO 8
JUSTIFICATIVA 8
1 LIDERANÇA PATERNALISTA 9
2 VANTAGENS DA LIDERANÇA PATERNALISTA 10
3 DESVANTAGENS DA LIDERANÇA PATERNALISTA 10
4 SENTIMENTAL versus RACIONAL 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
INTRODUÇÃO
Liderança é um processo que compreende diversas atividades e competências, tais como: direção, coordenação, motivação, comunicação e participação. A liderança deverá ser entendida a partir do momento em que um grupo executa suas atividades voluntariamente no apoio e pratica às orientações provenientes do líder.
Liderança, para Chiavenato (2005), é definida como uma influencia interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa de maneira intencional, exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos.
A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização, liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendido como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe para que se atinjam os objetivos propostos pela organização.
Segundo Bernardinho (2006), ser líder é dar exemplo para que os outros saibam como se faz e se esforcem para repetir a tarefa no mesmo nível ou ainda melhor. Essa é a única liderança que se sustenta com o tempo. Nada do que você diz influência mais as pessoas do que aquilo que você faz. Liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o