Estresse
Título: ESTRESSE, UM MAL OU UM BEM?VOCÊ DECIDE!
Aluno:
Disciplina: Psicologia Organizacional Turma:
Introdução
Estresse, o assunto da ora.Falam se muito de estresse nesses dias,parece até ter virado moda, parece ter incorporado todos os outros males, dor de cabeça-estresse, cansaço-estresse, irritação-estresse.Não precisa nem explicar o que de fato está sentindo, basta falar que está estressado que todos se dão por satisfeitos, o diagnóstico está feito.
Mas será se realmente sabemos o que isso significa? Será se realmente estamos preparados para lidar com esse ’’mal’’? Embora, muitas vezes banalizado por ter se tornado comum no nosso dia a dia, e suas manifestações serem múltiplas e abstratas, esse é um problema que pode se tornar muito grave dependendo da maneira que o encaramos.
Segundo dados colhidos pela ABS – Associação Brasileira de Stress, atualmente mais de 50% das mortes ocorrem em razão de doenças ligadas ao estresse.E grande parte de manifestações de raiva, violência urbana e doméstica se deve a altos níveis de estresse.
Entretanto, poucos se dão conta que uma situação estressante também tem seu lado positivo, seja ela no trabalho ou na vida pessoal.
A diferença está na maneira em que lidamos com a situação, porque se soubermos lidar positivamente, o nosso lado emocional tende a fortalecer e nos tornamos mais resistentes para lidar com o lado negativo dos acontecimentos do dia-a-dia; esclarece o mestre em psicologia Raphael Fischer. Causas e consequências do estresse
Alguns estudiosos definem o estresse como sendo a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores), mas ainda existem muitas controvérsias sobre o assunto.
Segundo Rafael Fischer as causas podem ser divididas em duas ordens; internas - ligados aos pensamentos, sentimentos e comportamentos, ou externas - involuntário, pois está vinculado a situações imponderáveis, como