Cura interior
João 4.23, 24 Introdução
Que é cura interior?
...é a cura de nosso homem interior: da mente, emoções, lembranças desagradáveis, sonhos... Cura Interior é o processo pelo qual, por meio da oração, numa dinâmica espiritual, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, tristeza, culpa, medo, ódio, complexo de inferioridade... Em Rm 12.2 lemos: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”. Jesus disse isto: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo” (Jo 14.27).
Mas há inúmeras pessoas hoje que não possuem essa paz interior... muitas são crentes, mas acham-se emocionalmente enfermas. Algumas não entendem como é possível, se já são crentes! Aquele verso da Bíblia de 2Co 5.17 precisa ser bem compreendido... ele diz: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”. Nós somos constituídos de três partes: temos corpo, alma e espírito.
O que se fez novo em nós? ...o espírito... o espírito é que nasceu de novo! Mas nosso corpo e nossa alma, não nasceram de novo. Tudo neles ainda é velho! Então, o que fazer ao corpo e à alma? ...a Bíblia diz, quanto ao corpo, que ele deve ser dominado, controlado: 1Co 9.27 diz: “Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado...”. Isso é exercer domínio próprio. E quanto à alma? ...a Bíblia diz que ela precisa ser renovada. Rm 12.2: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês”. Portanto, todos os crentes ainda têm pela frente dois processos importantes: precisam dominar o corpo e renovar a mente, a alma (a alma é composta de: sentimento, vontade,