Trantornos
Profa. Dra. Leny Magalhães Mrech
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Para todos aqueles que trabalham com a Educação um dos conceitos mais conhecidos é a noção de desenvolvimento. Pedra de toque que articula todo o edifício das metodologias e práticas dos professores.
No trabalho que apresentarei a seguir tentarei repensar os dois conceitos de desenvolvimento e estrutura, a partir de dois autores Henri Wallon e Jacques Lacan.
Henri Wallon é, junto com Jean Piaget, um dos autores que teve maior influência na construção do pensamento pedagógico e psicológico francês. Professor em Salpêtrière de 1908-1931 e da Sorbonne de 1920-1937, será a grande figura do pensamento psicológico francês com quem Jacques Lacan debaterá ao longo dos primeiros quinze anos da sua obra.
Na sua obra Psicologia e Educação na Infância, Henri Wallon atribui o berço da Psicologia ao Colégio de França. É a esta instituição que também que designará o encaminhamento definitivo do entrelaçamento entre a Psicologia, a Educação e a Infância.
“ Por três vezes o Colégio de França foi o berço da Psicologia. No Colégio de França foi criada a primeira cadeira de Psicologia, a de Ribot e do seu eminente professor, o Prof. Pierre Janet. Foi o Colégio de França que criou para Henri Piéron a cadeira de Psicologia das Sensações. E é ele quem, hoje, tomou a iniciativa de uma cadeira consagrada à Psicologia e à Educação da Infância - o que se tinha verificado demasiado difícil noutro lugar; por conseqüência, é preciso acreditar numa espécie de incompatibilidade entre os quadros existentes e uma nova disciplina.” 1
Henri Wallon terá, para a Psicologia e a Pedagogia francesas, o mesmo peso que Lacan terá para a Psicanálise. Será o grande desencadeador de movimentos na pedagogia, psicopedagogia e psicomotricidade. Henri Wallon chegará a elaborar uma proposta educacional conhecida como Proposta Longevin- Wallon. Para Wallon era preciso