Jamestown
Fundado em 1607, em uma região chamada de Virginia, Jamestown foi o primeiro assentamento inglês permanente na América do Norte. Foi fundado em uma ilha no Rio James. Jamestown, foi nomeado em homenagem ao Rei Carlos I de Inglaterra, já era multicultural. Apesar de a maioria dos colonos serem britânicos, outros colonos tinham descendência francesa, alemã, irlandesa e italiana.
Na esperança de seguir o caminho traçado pelos bandeirantes espanhóis em busca de ouro e outros metais precioso, a Companhia Londrina de Virginia financiou a fundação de Jamestown. Tendo isso em mente, a companhia enviou para Jamestown, joalheiros e aristocratas, porém nenhum fazendeiro. Esperando obter todo seu alimento através do comercio com a tribo indígena Powhatan, os colonos buscavam por ouro, mas era por uma riqueza individual. Devidos essas atitudes, houve pouco contato social entre os colonos e suas comunidades, o que foi agravado pelo fato deque todos os colonos eram homens, sem mulheres ou filhos pra proteger, não tinham incentivo para proteger seu assentamento ou trabalhar em conjunto para o crescimento a longo prazo da colônia.
O comercio de alimentos com os nativos indígenas da região-especialmente milho- tornou-se cada vez mais difícil, e os colonos, sem cultivos, cognomearam o primeiro inverno da colônia de Starving Times - Tempos de Fome. Apenas um terço dos colonos sobreviveram ao primeiro inverno. De fato, alguns documentos indicam que certos colonos passaram a praticar o canibalismo para poder sobreviver. Jamestown sobreviveu ao inverno rigoroso de 1607-1608, em grande parte por causa de John Smith. Seu lema era "sem trabalho, sem comida", e sua forte altitude foi o suficiente para organizar a estrutura da colônia em ordem. Smith colocou os colonos para trabalhar, e tornou-se um amigo de Pocahontas, filha do chefe indígena Powhatan, que foi capaz de fornecer a Jamestown mais alimentos.
Smith ainda teve de enfrentar o desafio de tornar o assentamento inglês