o novo mundo
O filme abre com uma jovem mulher nativa americana oferecendo uma oração à Mãe Terra. Apesar de seu nome nunca ser falado, é entendido que ela é Pocahontas. A mulher e outros de sua tribo presenciam a chegada de três navios. É Virgínia, 1607, e os navios são parte da Expedição Jamestown, enviada pelos ingleses para fundar uma colônia no Novo Mundo. Abordo de um dos navios há um homem, mais tarde identificado como sendo o capitão John Smith, nos deques inferiores, acorrentado. Inicialmente sentenciado à morte por enforcamento, devido a insinuações de motim, uma vez em terra. Smith é perdoado pelo capitão Christopher Newport, o líder da expedição.
Enquanto as perspectivas de colonização são inicialmente boas, doenças, má disciplina, poucos suprimentos e tensões com os nativos colocam a expedição em perigo. Smith leva um pequeno grupo de homens pelo rio à procura de oportunidades de troca, enquanto Newport retorna a Inglaterra para pegar suprimentos. Enquanto estava na missão, Smith é capturado por nativos e levado até seu chefe, Powhatan. Depois de ser interrogado, o capitão é quase executado. Ele é poupado quando uma das filhas do chefe, a mesma garota vista na abertura, intervém e salva sua vida.
Vivendo entre os nativos como prisioneiro por um longo período, Smith é tratado bem e ganha a amizade e respeito do resto da tribo. Admirando seu novo modo de vida, ele se apaixona perdidamente por Pocahontas. Ela fica intrigada pelo inglês e seus costumes. Lentamente, Smith começa a questionar a validade