Fundamentos da Administração
Princípios da Administração
1) Antecedentes Históricos da Administração - (Preparando as Condições para a Moderna Empresa)
As influências listadas abaixo sugerem ações que formam os princípios da Administração. Explique cada um deles.
• A influência dos filósofos.
R: Na influencia dos filósofos, conta cada explicação dos grandes filósofos e o que foram para a administração como: Sócrates esclarece que “a administração deve ser vista como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência”. Platão, seu ponto de vista sobre a forma de governo e a administração dos negócios públicos. Aristóteles estuda a organização do Estado e aponta 3 formas da administração pública: Monarquia ou governo de um só; Aristocracia ou governo de uma elite; Democracia ou governo do povo. Francis Bacon, método experimental e indutivo, prevalência do principal sobre o acessório. René Descartes criou as coordenadas cartesianas. Negar tudo até provarem o contrário; princípio da análise ou decomposição partindo para a síntese ou composição; revisar tudo como principio de verificações. Que assim foram fundamentais na origem da administração, assegurando cada contexto de uma forma diferente da outra que no final se intercalaram e deram o ponta pé inicial da administração.
• A influência da organização da Igreja Católica.
R: Na influência da Igreja Católica, a proposta é a hierarquia com inspiração no modelo de ordem e disciplina sob comando de uma só cabeça como líder o Papa. Assim se tornando modelo para outras entidades que passaram a incorporar seus princípios.
• A influência da organização militar.
R: Na influência da organização militar, analisa-se, que nas grandes guerras eram necessárias estratégias, táticas, planejamentos, como também dar cargos para que ocorresse tudo bem no campo de batalha. O militarismo contribuiu bastante no surgimento da administração com a sua formação, estrutura e organização.
• A