Um mundo novo
a) Onde começou: Inglaterra
b) Em que período: Século XVIII
c) Ramo da produção em que a mecanização teve início: Têxtil
d) sistema econômico que inaugurou: Capitalismo
e) característica da sociedade surgida com a revolução Industrial: Dividida entre burgueses e proletariado.
[pic]
A Revolução Industrial comumente é dividida pela geografia e pela historiografia tradicional em etapas:
Primeira etapa (1760- 1860) - a revolução Industrial ficou limitada, basicamente, à Inglaterra, primeiro pais europeu a desenvolver o processo de industrialização. O grande destaque foi o desenvolvimento da indústria de tecidos de algodão, com a utilização do tear mecânico. Além disso, o aperfeiçoamento das máquinas a vapor teve extrema importância para o progresso das fábricas.
Segunda etapa (1860-1900) - a Revolução Industrial espalhou-se pela Europa central e oriental, atingindo países como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Rússia. Alcançando outros continentes, o processo de industrialização chegou aos Estados Unidos e ao Japão.
[pic]
Nessa etapa, as principais inovações técnicas foram: a utilização do aço, superando o ferro; o aproveitamento da energia elétrica e dos combustíveis petrolíferos; a invenção do motor a explosão, da locomotiva elétrica; e o desenvolvimento dos produtos químicos.
O progresso tecnológico foi de tal modo significativo que essa etapa é comumente denominada Segunda Revolução Industrial.
| |
[pic]
Terceira Etapa - 1900 até hoje –