Transtornos Psicologicos
Filme Uma Mente Brilhante
Sinopse:
John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transformou em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar a sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.
Cena do filme (103m:46s): Percepção da realidade.
Sua esposa Alicia vai recolher as roupas do varal por causa da chuva que vai cair e ouve um barulho estranho, como se fosse um rádio ligado. Alicia vai até o local, uma cabana abandonada próxima a sua casa, e verifica que seu marido Nash continuava sendo perseguido pelas suas alucinações, então corre até sua casa e chega a tempo de salvar seu filho.
Alicia tenta telefonar para o psiquiatra Dr. Rosen, mas é impedida pelo marido, que na sua alucinação, ele impedia que “William Parcher” pudesse atirar em sua mulher. Ela é empurrada, e fica com a impressão de que Nash começa a se tornar violento, e então sai de casa com o filho.
É nesta altura que Nash começa então a distinguir a realidade do imaginário, e percebe que todos estavam certos sobre sua esquizofrenia. Ele então conversa com Dr. Rosen, sobre sua decisão em combater as suas alucinações através da força de vontade, sem os medicamentos.
John Nash estava percebendo a sua invalidez, pelo efeito dos medicamentos, não conseguindo trabalhar e nem cuidar de sua família.
Diagnóstico:
De acordo com o DSM-IV, os sintomas característicos da Esquizofrenia envolvem um conjunto de disfunções cognitivas e emocionais que incluem percepção, pensamento indutivo, linguagem e comunicação, comportamento, afeto, fluência e produção de pensamento e discurso, capacidade hedônica, vontade e