transtornos psicologicos
RESUMO: O trabalho teórico apresentado tem por base o esclarecimento de tópicos relevantes no estudo da Perturbação Pós-Stress Traumático. Para isso começamos por esclarecer normalidade e anormalidade no âmbito da psicopatologia e classificar dentro da categoria das perturbações de ansiedade. Foi também elaborada uma pequena abordagem acerca das terapias possíveis para o tratamento desta perturbação. Não esquecer também a relação causa-efeito que esta perturbação pode provocar no crime.
PALAVRAS-CHAVE: Perturbação Pós-Stress Traumático, Psicopatologia, crime, terapias. Introdução
O trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de PSICOPATOLOGIA CRIMINAL E FORENSE leccionada pela docente Helena Grangeia, na licenciatura de CRIMINOLOGIA, no ano lectivo de 2010/2011, tem como principal corolário o método de investigação teórico, para explorar a Perturbação Pós-Stress Traumático bem como a sua ligação com o crime e a sua classificação na grande categoria das Perturbações de Ansiedade.
Primeiro começamos por escolher o tema, e para isso tivemos em conta as características principais desta perturbação que nos pareceu indicadas para fazer uma ligação com a Criminalidade.
Numa segunda fase começamos por distinguir normalidade da anormalidade enquadrando as definições na Psicopatologia. Depois passamos por a enquadrar no grupo das perturbações de ansiedade, falando um pouco das suas características e sintomas que estão muitas vezes presentes na perturbação pós-stress traumático.
Depois foi abordada a perturbação em si fazendo uma análise mais pormenorizada, onde foi feita a relação possível com o crime. Posteriormente foi abordada a perturbação com base nos critérios apresentados pelo DSM (Diagnostic and Statistical Manual)
Para concluir, consideramos apropriado fazer uma abordagem acerca das terapias possíveis para o tratamento desta perturbação.
Como introdução ao nosso