Transtorno de Estresse Pós
O TEPT é um transtorno de ansiedade causado por um trauma. Seu desenvolvimento está ligado a um evento traumático extremo (Figueira & Mendlowicz, 2003).
Para o diagnostico de TEPT, segundo o DSM-IV, a pessoa que foi exposta a um trauma deve caber nestes dois critérios:
1. “A pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada com um ou mais eventos que envolveram ameaça de morte ou de grave ferimento físico, ou ameaça a sua integridade física ou à de outros” (Figueira & Mendlowicz, 2003);
2. “A pessoa reagiu com intenso medo, impotência ou horror” (Figueira & Mendlowicz, 2003).
Esse é o critério A do DSM-IV, que se refere ao evento traumático em si e tem papel crucial no diagnóstico do TEPT, por isto foi colocada como hipótese de transtorno para Edna (Figueira & Mendlowicz, 2003).
Porém, esta hipótese de TEPT foi descartada, pois, apesar de ter sofrido um grande trauma, Edna procura a ajuda do psicológico, anos após o acidente. Essa procura seria, mesmo em um caso de TEPT com inicio tardio, em seis meses depois do trauma (Knapp & Caminha, 2007).
Um dos sintomas característicos do transtorno é a falta de interesse pelas atividades significativas, porém com Edna ocorre o contrario. Ela veio à procura do psicólogo porque quer voltar a trabalhar, mas a dor não permite (Knapp & Caminha, 2007).
É possível ver na tabela que vários outros sintomas não são encontrados no caso de Edna.
Referências:
Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica [recurso eletrônico] / Paulo Knapp ... [et al.]. – Dados eletrônicos – Porto Alegre : Artmed, 2007.
Figueiraa, Ivan, and Mauro Mendlowiczb. "Diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático Diagnosis of the posttraumatic stress disorder." Rev Bras Psiquiatr 25.Supl I (2003): 12-6.