Transtorno de estresse pos traumatico
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
O transtorno de estresse pós-traumático, é um distúrbio psicológico que se dá, ao individuo que tenha vivenciado e sobrevivido a alguma tragédia. Desde a sua evolução o ser humano está exposto ao risco de situações traumáticas, tendo assim condições física e mental capaz de lidar com situações estressantes sem que isso deixe cicatrizes, entretanto existem limites, a partir dos quais o funcionamento psíquico fica perturbado, possivelmente isso ocorre quando os mecanismos de enfrentamento e suporte contra o agente estressante são fracos e simultaneamente estes estímulos são extremamente ameaçadores.
Como resposta a violência urbana e o risco a integridade do individuo o emocional das pessoas sob a forma de transtorno de estresse pós-traumático começa a se tornar uma ocorrência freqüente, sendo a 5ª categoria de transtornos mentais mais presentes na atualidade.
O transtorno de estresse pós-traumático é um conceito desenvolvido a partir de 1980, nas classificações internacionais (CID-10 e DSM-IV).
Já no século XIX psiquiatras e neurologistas reconheciam os sintomas do TEPT , incluindo o quadro dentro da neurose histérica ou de conversão,em 1920 Freud definiu os traumas vividos pelos ex-combatentes como uma ruptura de barreira aos estímulos, depois da segunda guerra mundial ressurgiu o interesse pelas manifestações desta síndrome que passou a ser conhecida como neurose traumática ou de guerra, portanto este quadro ressurge hoje nos centros urbanos como resposta do cidadão as agressões do cotidiano que está exposto
O conceito de estresse
Estresse é um dos termos mais utilizados hoje no cotidiano, o conceito de estresse inclui quatro elementos:
a) Um acontecimento estressante;
b) Mudança no equilíbrio do organismo após o acontecimento;
c) O desequilíbrio se manifesta por um estado de ativação marcado por consequências neurofisiológicas, cognitivas e