transtorno do estresse pós traumatico
Conseqüências do TEPT As conseqüências do TEPT para o indivíduo e a sociedade são diversas. Acontecem prejuízos na habilidade de relacionamento interpessoal em ambientes sociais e familiares, como: instabilidade no trabalho, problemas conjugais, divórcio e discussões com familiares e amigos. Além disso, podem ocorrer alterações no estado de ânimo, o isolamento social e o abuso de substâncias psicoativas, lesando ainda mais a saúde e diminuindo o rendimento no trabalho
Pode-se verificar ainda que a persistência dos sintomas de TEPT contribua para menores índices de satisfação no trabalho, aumento do absenteísmo e da aposentadoria precoce.
Diagnóstico do TEPT
O diagnóstico de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (CID-10, F-43.1), não é simples, uma vez que exige do profissional a capacidade de investigar detalhadamente a história pregressa do paciente a fim de desvendar todo o processo de adoecimento, além do momento em que ocorreu o trauma que desencadeou os demais sintomas. Como o TEPT vem acompanhado de diversos sintomas secundários, como depressão, medo exagerado, delírios persecutórios, pode haver a detecção e tratamento de apenas um dos sintomas, descaracterizando o transtorno.
Brasil (2001) relata que o diagnóstico de Estado de Estresse Pós-traumático desencadeado pelo trabalho pode ser feito em pacientes que apresentem quadros de início até 6 meses após um evento ou período de estresse traumático vivenciado no trabalho caracterizados por:
1. Exposição a evento ou