Estress pos traumatico
Estresse Pós-Traumático e Violência UrbanaConseqüências do mundo moderno; da violência urbana, guerras...| Estresse[->0] |||
O risco de exposição a experiências traumáticas tem feito parte da condição humana desde nossa evolução como espécie. Ataques de tigres de dentes de sabre ou terroristas de nosso século provavelmente produziram seqüelas psicológicas semelhantes nos sobreviventes de tal violência. Heróis e heroínas em toda a literatura mundial parecem ter preenchido os critérios de Transtorno do Estresse Pós-Traumático ao longo de toda nossa história.
Ao mesmo tempo em que a exposição à violência urbana tem aumentado, registra-se um aumento dos casos de Transtorno do Estresse Pós-Traumático e, concomitantemente, um aumento na incidência de Transtorno Depressivo Maior. Conquanto não esteja claro se a Depressão Maior predispõe ao desenvolvimento de Transtorno do Estresse Pós-Traumático ou se, ao contrário, o Transtorno do Estresse Pós-Traumático baixa a resistência à doença depressiva, a Depressão e o Transtorno do Estresse Pós-Traumático são, freqüentemente, encontrados juntos.
Há hipóteses bastante convincentes de que a doença depressiva baixa a capacidade da pessoa se adaptar e suportar os efeitos de um trauma severo.Nas últimas décadas tem havido um aumento da prevalência do Transtorno do Estresse Pós-Traumático, com taxas mais altas ainda entre adolescentes e adultos jovens. O aumento da prevalência implica num aumento real da ocorrência de Transtorno do Estresse Pós-Traumático durante o tempo de vida da pessoa.
Quando a mídia trata das agressões interpessoais do cotidiano, em todas as esferas, se esforça em informar bem acerca dos prejuízos diretos da violência e, principalmente, sobre os prejuízos materiais envolvidos nessa batalha, mas isso não reflete o total do prejuízo.
Na realidade, os prejuízos determinados pelos acidentes da vida em sociedade ultrapassam em muito os números de mortos ou as perdas