Transtorno do estresse pós~traumático
738 palavras
3 páginas
Transtorno do estresse pós-traumático No mundo contemporâneo, o transtorno do estresse pós-traumático assume uma dimensão cada vez maior dado os conflitos bélicos e casos de atos violentos que se perpetuam pelo mundo. O número de diagnósticos de transtorno do estresse pós-traumático tem aumentado nas últimas décadas. De acordo com estudo estatístico de Range e Masci (2001), o Transtorno de Estresse Pós-traumático tem prevalência de 1,3 a 9% da população mundial e de pelo menos 15% nos pacientes psiquiátricos. Já em populações consideradas de risco, como veteranos de guerras ou vitimas de violência criminal a incidência varia de 3 a 58%, e quando ocorrem múltiplos acontecimentos traumáticos esse número dobra. É considerado um transtorno psicológico classificado dentro do grupo dos transtornos de ansiedade e ocorre quando a pessoa é exposta a algum evento traumático. Esse envolve atos violentos ou situações traumáticas que, em geral, representaram uma ameaça de vida que a pessoa sofreu ou que foi testemunha de terceiros nessa situação. Podem ser classificados como traumatizantes casos de agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provocadas. A partir desses acontecimentos, sintomas físicos, psíquicos e emocionais característicos desse transtorno aparecem na pessoa. Entre 15% a 25% de pessoas que vivenciaram algum tipo de evento traumático desenvolvem o estresse pós-traumático. Os principais sintomas característicos desse transtorno são: -Reexperiência traumática: pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flashbacks, pesadelos.
-Esquiva e isolamento social: a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma.
-Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância. O TEPT(