transportes e comunicação
O ministro Fontes Pereira de Melo mandou construir estradas como a estrada macadamizada, caminhos de ferro como a ligação Lisboa ao Carregado, pontes e túneis para permitir uma melhor circulação e pessoas e também modernizar os próprios transportes.
Em 1887 inaugurou-se a ligação ferroviária direta entre Lisboa-Madrid-Paris feita pelo comboio Sud-Express. Assim Portugal ficou mais perto do centro da Europa. Criou-se também a mala-posta, melhoraram-se os transportes marítimos com o aparecimento do barco a vapor e a construção de novos portos e faróis.
Comunicação
Os correios foram remodelados, surgiu assim o primeiro selo adesivo, o bilhete postal, os primeiros marcos postais e os telégrafos e em 1882 foi criada a rede de telefones de Lisboa.
Os novos meios de comunicação e transporte trouxeram muitas vantagens tais com:
a) Facilitaram a mobilidade de pessoas. Viajar tornou-se mais fácil, rápido, cómodo e barato;
b) Possibilitaram a circulação de novas ideias, hábitos e informações;
c) Acabaram as crises nas pequenas cidades pois agora era possível a deslocação de maior quantidade de mercadorias em menos tempo;
Graças por exemplo ao comboio muitas regiões puderam escoar os seu produtos para outras zonas.
População e atividades
Lisboa e Porto eram as cidades mais populosas, era nestas duas grandes cidades que se localizavam a maioria das nas fábricas. A burguesia predominava também nestas duas cidades (comerciantes, industriais, banqueiros, médicos, advogados, professores e funcionários públicos).
Os burgueses mais ricos começaram também a ocupar cargos do governo, ou seja, a ter poder politico.
O povo trabalhava em muitas atividades diferentes eram operários da industria e da construção civil, empregados de balcão e criados na casa de pessoas ricas.
As cidades eram abastecidas logo de manhã pelos vendedores ambulantes apregoando os seus produtos, com o acompanhamento do anúncio cantado, o pregão.