monografia
3. Língua é a linguagem verbal (oral/escrita) utilizada por um grupo deindivíduos que constituem uma comunidade. Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada , de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e hitóricas.
4. (...)Que importa que uns falem moledescansado/Que os cariocas arranhem os erres na garganta/Que os capixabas e paroaras escancarem asvogais? (...)/juntos formamos esteassombro de misérias e grandezas/Brasil, nome de vegetal!....Mário de Andrade.
5. Afirmar que alguém não sabe falar corretamente por que nãoutiliza a variedade de maior prestígio é desconhecer adiversidade linguística brasileira.O que se pode questionar é a adequação linguística da fala àsituação de comunicação. Os membros das variadascomunidades linguísticas, distribuídas por regiões ou grupossociais, comunicam-se e são compreendidos utilizando anorma da sua comunidade.Para que se possa ensinar a variedade de maior prestígio, éfundamental que a escola respeite a modalidade de língua quecada um trouxer de sua comunidade, e que permanecerá emseu meio social.
6. Variação Padrão Variação Informal Variação ColoquialVariação Sócio- Variação Regional/ Variação Histórica Cultural Geográfica Variação Técnica Variação da ou Jargão Internet
7. • A Variedade Padrão é:uma Estrutura gramatical ideal.Forma de maior prestígio.Ensinada nas escolas. Comum nas provas. Essa variedade linguística é necessária em diferentes momentos de nossa vida social: ao fazermos uma entrevista para conseguir um emprego, ao apresentarmos um trabalho escolar, ao