trabalho
1-Sobre as relações familiares do idoso, coloque o seu parecer apontando quais os pontos concordantes ou discordantes das informações contidas no texto de apoio.
José roberto Gondim responsabilidade dos filhos adultos para com seus pais , gratidão e deveres para com seus vulneráveis . descordo quando diz que filhos tem divida com seus pais pois eles não são nenhum objeto e sim de carne e osso então deveríamos dar amor e carinho e o mínimo que podemos dar .
2- Por que o idoso é considerado pessoa vulnerável quando se trata de sua participação em pesquisas? Quais as condições para sua efetiva participação?A pesquisa em idosos, assim como toda e qualquer pesquisa em seres humanos, envolve questões relativas ao consentimento informado, a avaliação por um Comitê de Ética e pesquisa , a qualificação dos pesquisadores e a adequação metodológico do projeto de pesquisa propriamente dito. A principal característica que deve orientar a avaliação dos aspectos éticos de um projeto de pesquisa deve ser o respeito pela pessoa. No respeito a pessoa inclui-se a garantia de que a sua participação é Voluntaria e baseada no conhecimento adequado do que será realizado.
3- Na relação profissional com o paciente idoso são destacados os aspectos da autonomia, privacidade e confidencialidade. Cite/descreva uma situação do cuidado ao idoso verificada no seu dia-a-dia (familiar/pessoal ou profissional) que revelem esses aspectos.Conheço uma pessoa no meu dia a dia que deixou de sua vida amorosa , seu lazer para se dedicar aos cuidados de sua mãe ,qu tem uns 80 anos acamada já pelo menos uns 20 depende de ajuda para se alimentar ,faz fisioterapia 3 vezes por semana ,não tem uma ulcera de pressão devida ao cuidado com a mudança de decúbito e o mais importante sempre faz isso com amor e carinho todos os dias .
4- O conceito de velhice ou de envelhecimento, não raro, é voltado para aspectos negativos como perda das capacidades física