Transportes marítimo
* Navegação de longo curso: navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros;
* Navegação interior: é aquela realizada em hidrovias interiores, em percurso nacional ou internacional;
* Navegação de apoio marítimo: é a realizada para o apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na Zona Econômica, que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos.
* Navegação de apoio portuário: realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários, para atendimento a embarcações e instalações portuárias.
O que é afretamento/fretamento
O afretamento é o ato de alugar, arrendar, tomar para si um navio para operá-lo ou embarcá-lo, podendo ser realizado por um armador ou embarcador que necessita de um navio. O fretamento é o inverso do afretamento, isto é, significa o ato de alugar, entregar a alguém o navio, e isto é feito pelo armador ou proprietário da embarcação.
Ocorre mediante um frete ajustado, sempre negociado entre o afretador e o fretador e é definido de várias maneiras. Poderá ser estabelecido de acordo com o espaço a ser utilizado, ou seja, um frete por tonelada, por metro cúbico ou por pé cúbico.
Também utiliza-se o cálculo por dia ou por um período ou viagem, isto é, um frete fechado (lumpsum). Nestes casos, onde não se leva em conta a tonelagem ou espaço do navio, estamos falando da responsabilidade pelo navio todo, independentemente de sua ocupação.
Tipos de navegação e empresas intervenientes
O transporte Marítimo pode ser dividido em longo curso e cabotagem. As empresas intervenientes mais importantes que operam no transporte marítimo são o armador, agência marítima, NVOCC, transitário de carga, operador de transporte multimodal e cargo broker.
Tipos de navios
Os