Transporte modal - ferroviário
INTRODUÇÃO
O transporte ferroviário, com suas características tem sido de grande relevância para os negócios. Desde a Revolução Industrial, onde ganhou maior destaque, tem sido um dos meios mais utilizados pelos administradores para fazer o transporte de seus produtos para diversas localidades.
Por possuir baixos custo e maior segurança, ela é utilizada principalmente no transporte de grandes e pesadas quantidades me mercadoria, como minérios de ferro, grãos, madeira, dentre outros produtos, por sua grande capacidade de armazenagem e baixo consumo de energia.
No Brasil, mesmo com a utilização de vários outros modais de transporte, o ferroviário ainda possui grande espaço quando a escolha é um transporte seguro e barato. E com os milhares de quilômetros de trilhos espalhados pelo país, este transporte, mesmo com pouca flexibilidade de percurso, pode chegar a várias áreas do país para garantir a movimentação do produto que transporta.
Transportes Modais
Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.
O que são ferrovias
O primeiro transporte traçado sobre carris de ferro aconteceu na Inglaterra, em 1801, com vagões levados por cavalos, entre as localidades de Wandsworth e Croydon. Richard Trevithick é considerado o inventor do trem-de-ferro. A ferrovia é um sistema de transporte baseado em trens ou comboios andando sobre carris previamente dispostos. As ferrovias estão localizadas em sua maior parte, em lugares industrializados, como a Europa, parte da Ásia e em regiões com grande população, como a China e a Índia.
Uma ferrovia possui vastas vantagens em relação a outros meios de transporte por ser o que permite a maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em