Direito
Ética é a parte da filosofia que estuda os valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra tem origem grega, e significa “aquilo que pertence ao caráter”.
Ela é diferente da mora, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão (pela lógica da pessoa, como ela chegou aquela dedução no caso).
Na filosofia clássica, a ética não se resumia a moral (do latim, mores, ou, costumes). Ela buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver (o melhor estilo de vida pública ou privada). A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram pertinentes ao que hoje conhecemos como “exatas” ou a estética ou dialética. Assim, podemos associar ela a antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, as vezes política. Direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver do ser humano.
Com o passar do tempo, e com a evolução industrial, a ética passou a ser considerada uma disciplina independente. Dando hoje o significado para ética como “Parte da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas, e busca explicar e justificar os costumes de um agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para seus mais comuns dilemas”. De uma maneira bem rudimentar, podemos dizer que a ética diz o que é o bem e o mal.
A ética não é a lei. Embora ela possa ser confundida com certa frequência, e que a mesma tenha base em princípios éticos. Ao contrário do que acontece com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido pelo estado ou por outros indivíduos ou sofre alguma punição por descumprimento a esta.
Fonte: Material de sala de aula
O JUIZ
O Juiz, em latim, iudex (aquele que julga) é um cidadão investido de autoridade pública com o poder para exercer a atividade jurisdicional, julgando os conflitos de interesse que são submetidos a sua