A importancia do modal ferroviario no transporte de carga
Ao longo dos últimos anos, a forma de ver a logística dentro das empresas tem sofrido transformações. De uma área geradora de despesas, necessárias para armazenar e entregar os produtos, está sendo vista agora como um importante diferencial competitivo para elas.
Seguindo uma fundamentação teórica, a logística é: ...processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes. (Ballou, 2001 p.21).
Segundo Bowersox (2001, p. 44), “o objetivo da logística é atingir um nível desejado de serviços ao cliente pelo menor custo total possível”. É dessa maneira que a empresa consegue melhor tratamento com seus clientes em nível de satisfação.
Christopher (2007, p. 4) conceitua que, “a logística é essencialmente a orientação e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e informações ao longo de um negócio”. Em decorrência desse enfoque está claro que a logística possui um papel fundamental para manter uma relação de empresa – cliente.
Quando uma empresa decide ser um diferencial no mercado, ela procura estabelecer aspectos e operações diferentes da concorrência, e nesse sentido que
Christopher (2007, p. 4) cita que, “a competência da logística decorre de uma avaliação relativa da capacitação de uma empresa para fornecer ao cliente um serviço competitivamente superior ao menor custo possível”.
Assim, percebe que os clientes estão cada vez mais rigorosos, em função de receber serviços com excelência, pois a busca de novos serviços vem aumentando gradativamente. Hoje em função da grande preocupação das empresas com a redução de estoques e com a busca da satisfação plena do cliente, que implica a entrega do produto dentro dos prazos combinados, o fator tempo