Estruturas
Introdução
Com o avanço da abordagem Neoclássica da Administração, vem a necessidade de estruturar o que hoje chamados de organização. E são abordadas as principais características como a CENTRALIZAÇÂO (estrutura Linear) e a DESCENTRALIZAÇÃO (Estrutura Funcional e a linha STAFF). A decisão de centralizar ou descentralizar depende de algumas definições: o objetivo da organização , seu porte, o nível de competência social, conjuntura sócio econômica, e facilidade de comunicação. A Organização definida como Neoclássica era estabelecida nas seguintes características:
- Divisão do Trabalho (decomposição de um processo em varias tarefas menores)
- Hierarquia (unidade de comando para dirigir as atividades)
- Especialização (decorrente da divisão de trabalho, gerando maior eficiência e eficácia)
- Distribuição de autoridade e responsabilidade (autoridade é concebida como poder de comando, e é o fundamento da responsabilidade)
- Racionalismo da Organização formal (a estrutura da organização formal é concebida por critérios e regida por normas racionais que devem levar as concluir seus objetivos)
Podemos notar que as definições de estruturas que surgiram na época neoclássica, são usadas nitidamente até hoje em diversas Organizações. Mas, o que afinal de contas são estruturas organizacionais?
- As estruturas são um conjunto ordenado de responsabilidade, autoridade, comunicação, e decisões das unidades (departamentos) da empresa.
O fator principal de uma estrutura é o ORGANOGRAMA, isto é, a representação gráfica e abreviada da estrutura da Organização. Deixando claro que, o organograma é uma peça de cada tipo de estrutura. Já em Organizações orgânicas ou seja, flexíveis á tomada de decisões essa ferramenta está sendo substituída por representação em forma de círculos, pois mostra o foco principal da administração participativa, o empowerment.
ORGANOGRAMA
O organograma (CURY-2006) é um gráfico universal para representar