Trabalho logistica
Hoje em dia em um mercado globalizado e avançado as empresas buscam cada vez mais aperfeiçoar seus processos logísticos para assim ficarem competitivas diante outras empresas.
Pensando assim a logística deixa de ser uma simples ferramenta e passa a ser um diferencial importante na busca de solução de transporte e alocação de cargas.
O transporte representa, em toda cadeia de suprimentos, grande importância nos custos logísticos. Sendo assim as empresas devem sempre buscar os modais que mais se encaixam na forma que ela distribui o produto para agregar vantagens quanto aos serviços quanto em relação ao custo.
Dentre todos os modais disponíveis o ferroviário tem se mostrado uma alternativa importante para melhorar o sistema de transporte de carga no nos países, aumentando a competitividade das empresas no setor.
Para que o transporte ferroviário se torne competitivo e necessário que o país invista sempre nesse meio tanto no setor público, quanto no setor privado para que posso atender da melhor forma seus clientes externos e internos.
O trabalho tem como objetivo mostrar a importância do transporte ferroviário, destacando as vantagens e desvantagens desse modal tão importante e utilizado em países desenvolvidos, considerando a movimentação de cargas e os principais benefícios gerados para o país.
DESENVOLVIMENTO
A modal ferroviária possui vantagens para o transporte de produtos de baixo valor agregado e para médias e grandes distancias é bastante econômica. Além de ser menos poluente, consumir menos recursos e ter um reduzido impacto ambiental, também tem um baixo teor de sinistro, elevada capacidade de carga, principalmente para produtos de maior peso e volume, como minério de ferro ou carvão.
Suas desvantagens são um fator a se considerar no momento de implantação da modal, pois o sistema ferroviário possui um elevado investimento na construção e manutenção das linhas férreas, explicando o porque que os países mais desenvolvidos