Topicos especiais em turismo i
As empresas para a atividade turística surgiram a partir do momento em que o homem, em meados do século XIX, passava por um cenário de mudanças nas suas visões estéticas e nos seus conhecimentos intelectuais, onde começou a encarar o fato de visitar algum lugar por prazer e não apenas por negócios, estudos ou buscando melhores condições médicas. Tudo isso se deve ao avanço da urbanização, industrialização, inicio do capitalismo, etc., fazendo com que surgissem empresas voltadas ao turismo e o tornando uma atividade de massas.
2- Por que a indústria está entre aspas?
A palavra indústria está voltada para uma atividade de produção, na qual o turismo não pertence.
3- O que se precisa para que o turismo organizado funcione?
Segundo o autor, um para que ocorra um turismo organizado, é necessário que haja guias e folhetos turísticos, para orientar o olhar do turista de modo que ofereça seleções de lugares, tanto para visitar quanto para a própria hospedagem, eventos que mereçam atenção, e roteiros de visitas.
4- Por que seria ingênuo pensar que um locar possa ser naturalmente turístico?
Seria ingênuo pois o reconhecimento de um local como “turístico” associa-se com sua construção cultural (que é modificada com o tempo), ou seja, a criação de seus patrimônios históricos e seus decorrentes pontos turísticos.
5- Qual é a hipótese/tese do autor?
A tese do autor é que o turista passa por um tipo de realidade diferente da sua vida cotidiana e esse tipo de realidade é constituida por diversas narrativas e imagens que por muitas vezes são divergentes entre si. Cabe a cada turista se apropriar de sua própria visão e tirar suas próprias conclusões sobre a atividade turística que fora realizada.
6- Fontes utilizadas => por que ajudam a perceber que a realidade turística de um local é permanente e negociada (inclusive o turismo sexual)?
É permanente e negociada porque a natureza