Transporte, distribuição e seguro
Etapa 2
A importância da região Metropolitana de Campinas para o Mercosul é muito importante, pois temos na região uma das melhores malhas viárias do pais, podendo transportar toda a produção para o porto; além de termos o maior aeroporto de carga do pais, que contribui assim para o sucesso do processo logístico.
A características da região
a região foi formada em 2000, contento 19 (dezenove) Municípios, que juntos formam 6,5% da população do Estado de São Paulo, podemos destacar nesta região a UNICAMP.
Além de grandes empresas, se instalarem na região, pela facilidade de locomoção, transporte, e localização, dentre elas podemos citar: Toyota, Honda, Pirelli, e outras tantas.
O Mercosul
É um acordo que define objetivos comuns entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e outros Países que se uniram para alcançar uma melhor posição no mercado econômico mundial.
Os Modais de Transporte
São fatores essenciais no processo logístico, até por que sem eles, mercadoria alguma chegaria ao seu destino. Segundo Keedi (2004, p. 31), existem seis modais de transporte:
Composto por marítimo, fluvial e lacustre;
Composto por rodoviário e ferroviário, sendo o terrestre;
Aéreo.
Para Keedi (2005), intitula as classificações como operações especiais de transporte, que são;
UNIMODAL: Operação que utiliza apenas de um modal para levar a mercadoria da origem ao destino.
INTERMODAL: Operação que transporta a carga com auxílio de mais de um modal. É utilizado para situações em que o trajeto total não comportar um único modal.
MULTIMODAL: Realiza o mesmo processo do intermodal, com a utilização de mais de um modal para a execução do serviço. A diferença esta na contratação, realizada apenas com uma empresa, chamada de OTM (Operador de transporte multimodal), que se encarrega e se responsabiliza pela mercadoria durante todo o percurso.
TRANBORDO: Operação que realiza o transporte de mercadorias também em mais de um