Transportes distribuição e seguros
Logística Integrada
É um amplo sistema de visão gerencial da cadeia de abastecimento, desde o fornecimento de matérias-primas e insumos até a distribuição do produto acabado ao cliente final (consumidor).
Entendendo a logística de modo mais abrangente, dividida em três grandes subsistemas:
Inbound logistics ou logística de entrada;
Logística Interna;
Outbound logistics ou logística de saída;
Inbound logistics ou logística de entrada
Engloba as atividades relacionadas à colocação de pedidos e a obtenção de materiais, matéria-prima ou componentes que abastecerão o sistema de produção e operações.
Logística de Interna
Cuida da armazenagem e movimentação interna dos materiais recebidos por uma empresa.
Engloba atividades como recebimento, conferência de carga, desembalagem, classificação e codificação de materiais e endereçamento e transporte aos locais de armazenagem.
Outbound logistics ou logística de saída
Este subsistema engloba a distribuição física de produtos acabados da manufatura, por meio de seu transporte para os canais de distribuição (atacadistas, varejistas, armazéns, etc.).
Abordagem Contemporânea
A logística integrada engloba o fluxo de informações em todos os elos da cadeia e as ações de marketing inerentes.
A interface entre logística e marketing é muito grande, já que ambas têm, como objetivo em comum, o atendimento às necessidades do consumidor.
Diferenças
Profissionais de logística;
Administradores de materiais e estoques
Profissionais de logística
Cabe ao gestor de logística a programação, sequenciamento e implementação de atividades destinadas à movimentação e armazenagem de materiais.
Por exemplo: cuidar do recebimento de matéria-prima, organizando o espaço físico, arregimentando pessoas e equipamentos para fazer a descarga, desembalagem, endereçamento e outras atividades afins.
O profissional de logística tem