Pierre Levy
Pierre Levy é um filósofo da informação que estuda as interações entre a internet, a sociedade e as sua influências sobre ela. De família judaica, estudou História da Ciência, Sociologia e Ciência da Informação e Comunicação. É escritor do Livro A Revolução contemporânea em material de Comunicação, onde analisa a evolução da Humanidade perante os meios de comunicação- internet.
Para Levy a educação não tem que ser centralizada somente na escola, esta pode ser adquirida em outros espaços como na cibercultura, que dá margem para o indivíduo ampliar, produzir, reproduzir e transmitir conhecimentos, de acordo com o contexto social que cada um ocupa. Levy vê a escola Como uma troca de saberes, isto é, a mesma tem que avaliar o que o aluno carrega de bagagem e administrar isto, dentro da escola, com as novas informações que irá adquirir, fazendo uma somatória de aprendizagem; é também defensor da adaptação do ensino à distância, ao cotidiano. Muitos alunos hoje tem o privilégio de poder cursar faculdades que antes não estavam ao seu alcance. Em um video na internet ele expressa nitidamente o porque desta defesa do ensino à distância tanto para os alunos (oportunidade) como para os professores e escolas em trabalhar novas técnicas de educação.
Segundo ele o número de programas para computador se ampliou muito com a entrada dos usuários da internet, dando-se assim o desenvolvimento do ciberespaço, ajudando os internautas a ampliar seus horizontes nos meios de comunicação em massa.
A cibercultura favorece os processos de inteligência coletiva nas comunidades virtuais, na troca de pensamentos, saberes e experiências e assim vão se formando um modelo novo de organização, em tempo real. Enfim, para Levy o ciberespaço será em breve o principal equipamento coletivo internacional da memória, pensamento e comunicação.
A leitura deste texto é muito interessante no sentido de vermos outras formas de pensar na aquisição de conhecimentos por parte do