Transportes, distribuição e seguro
CAMPUS IV
CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DISCIPLINA: Transportes, Distribuição e Seguros
Aula-Tema: Intermodais
Aluísio Nicacio da Silva Filho – RA 3207520431
Arnaldo de Jesus Frias – RA 3226022332
Cleiton Cordeiro da Silva – RA 3226022333
Diego Cavalett – RA 3207537250
Marcelo Fernandes do Nascimento – RA 3207510613
Rodrigo Jesus de Sousa – RA 3207537312
PROFESSOR: Gilberto Margarido
GUARULHOS
25 DE ARIL DE 2013
Introdução
Em qualquer operação de transporte devem ser levados em conta os seguintes fatores: carga transportada (quantidade, peso e valor), distancia a ser percorrida e tempo de percurso. As unidades físicas utilizadas são: passageiro-quilômetro e tonelada-quilômetro.
Podemos destacar conforme abaixo volume e tipo de carga: a) Para cargas de grande volume, mas baixo valor unitário (minérios) utilizaram os transportes: ferroviário e marítimo; b) Para cargas de pequeno volume, mas alto valor unitário (ouro, joias etc.), utilizamos o transporte aéreo, por ser mais ágil e seguro; c) Para cargas de produtos perecíveis, damos preferência aos transportes de maior rapidez.
O transporte rodoviário ele oferece pequena capacidade de carga, possui maior consumo de combustível e dependência de petróleo e ele é o mais caro que o ferroviário e o hidroviário.
Desenvolvimento
Modais de Transporte
São classificados da seguinte forma: 1. Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário; 2. Aquaviário: marítimo, hidroviário e lacustre; 3. Aéreo.
Quanto à forma: 1. Modal ou Unimodal: envolve apenas uma modalidade; 2. Intermodal: envolve mais de uma modalidade e para cada trecho/modal é realizado um contrato; 3. Multimodal: envolve mais de uma modalidade, porém regido por um único contrato; 4. Segmentados: envolve diversos contratos para diversos modais; 5. Sucessivos: quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessitar ser transbordada para prosseguimento em