TRANSPLANTE RENAL
Joilma Santos Felipe Santiago2 Patrícia Barros Moraes3
Resumo: O transplante renal é hoje o tratamento mais adequado para o portador de insuficiência renal crônica trazendo uma qualidade de vida a estes pacientes. Esta pesquisa científica trata-se da revisão literária de artigos, periódicos e livros publicados inerentes ao tema, onde se destacou a relevância dos cuidados de enfermagem no pós-operatório imediato de transplante renal A implementação dos cuidados adequados almeja uma assistência especifica e de qualidade, e então, aumento de transplantes bem sucedidos, gerando diminuição significativa na demanda de transplantes bem sucedidos no Brasil.
Palavra chave: transplante renal, cuidados de enfermagem, pós operatório.
__________________________________________________________________
1. Trabalho de conclusão de curso apresentado á disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, aplicada do curso de Pós-graduação em enfermagem em Centro Cirúrgico, Centro de Material Esterilizado e centro de recuperação anestésica, do Centro Universitário Jorge Amado.
2. Graduada em Enfermagem (2011) pelo centro Universitário Jorge Amado, discente do curso de especialização enfermagem em centro cirúrgico, CME e CRPA (2013).
3. Cientista Social, Mestre em Comunicação pela PACOM/UFBA, docente e orientadora deste trabalho.
1. INTRODUÇÃO
O transplante renal constitui a última etapa de tratamento para o paciente com insuficiência renal crônica, por se tratar de um procedimento de alta complexidade, é preciso selecionar, entre os portadores de insuficiência renal crônica, aquele que atendem aos critérios, levando-se em consideração, o aspecto técnico cirúrgico, sobrevida e recidiva da doença.
O interesse em falar sobre os cuidados de enfermagem no pós-operatório de transplante renal surgiu a partir da observação de que esta modalidade de assistência vem tornando-se